![]() |
| Desfile com modelos "acima do peso". http://www.abril.com.br/mulher/fotos/city-chic-desfile-moda-sydney-2009-493410.shtml |
Diferentemente do que muitos pensam, a altura não é a principal característica desse profissional. É preciso, acima de tudo, gostar da profissão, ter um físico (peso, altura e beleza) adequado á area onde trabalhará e ter disponibilidade para viajar ou morar em outros países. Tudo isso além de agilidade, poder de comunicação, autocontrole, carisma, disciplina e paciência.
Para exercer a profissão não há exigência de diploma, entretanto, por ser uma carreira competitiva, se sai melhor quem apresentar mais desenvoltura e melhor formação cultural. É muiiiiito necessário também saber falar outra língua além do protuguês, de preferência o inglês.
Demostrando a diversidade desse ramo, temos as inúmeras areas em que o modelo profissional pode trabalhar. São elas:
- Desfiles de moda: apresentando roupas e assessórios de grifes e confecções- Modelo fotográfico: Posando para fotos co diversos fins
- Publicidade: atuando em comerciais de TV
- Artes plásticas: Posando para pintores, escultores, ou estudantes de cursos artisticos.
*obs: Muitos profissionais atuam em mais de uma área. Os mais experientes podem dar aulas ou prestar consultoria de moda. Podem ainda avançar em outros campos, tornando-se estilistas ou atores, através de cursos de especialização.
Passando de lado a teoria, vamos a prática: O MERCADO DE TRABALHO, que na area dos modelos é essencialmente do setor privado e estremamente competitivo. O nível de trabalho é bastante irregular durante o ano e consequentemente o salário, que varia de cada um para cada um, pois depende diretamente dos ramos da publicidade, que expandem-se, quase sempre, em épocas de grane desenvolvimento econômico.
Para começar na profissão é ideal que o interessado faça cursos para aprender sobre a área, participe de concursos de beleza ou toça os dedos para ser chamado por alguma agência e aí mergulhar no universo de seus sonhos. Em todo caso, se esse realmente é seu desejo corra atrás e boa sorte! :D
por Vanessa Santos
P.S Dúvidas ou sugestões de matérias: deixa um comentário ou mada um email: blog.absorve@hotmail.com

ADOREI! Parabéns pela matéria.
ResponderExcluir